Com o objetivo de discutir acerca do cenário habitacional atual, o Centro de Estudos, Articulação e Referência sobre Assentamentos Humanos (CEARAH Periferia), o Conselho Estadual das Cidades do Ceará (ConCidades) e a Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará trarão para Fortaleza, no próximo dia 28 de julho, a professora, doutora e pesquisadora na área da Habitação, Débora de Barros Cavalcanti Fonseca.

Com a palestra “A Política de habitação de interesse social para além do Programa Minha Casa, Minha Vida”, o encontro pretende abordar avaliações, perspectivas e a busca por alternativas para solucionar a crise da habitação no Ceará. Podem participar das atividades, defensores (as), integrantes de movimentos sociais, conselheiros (as), servidores (as) e comunidade.

Para, Hilda Costa, conselheira titular do Conselho Estadual das Cidades do Ceará e membro do Comitê de Habitação do Conselho, a palestra trará informações sobre o contexto do Minha Casa Minha Vida, esclarecendo as dificuldades advindas do contexto atual do País e o que repercute no Estado, além de discutir a perspectiva da política habitacional, formas alternativas de financiamento, modelos e experiências. “Lembrando que em outrora os movimentos sociais, as ONGs, como o CEARAH Periferia, e a Academia realizaram importantes experiências de sucesso em parceria, inclusive, com o Poder Público”, observa. Para ela, o encontro vem contribuir para o avanço da Política Habitacional do Estado, em sintonia com a demanda posta e com o desenvolvimento urbano, previsto no Estatuto das Cidades.

A palestra ocorrerá no auditório Jesus Xavier de Brito, na sede administrativa da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará, a partir das 9 horas. Além da convidada, representantes do CEARAH Periferia, ConCidades, Defensoria Pública e de movimentos sociais participarão do evento.

Sobre a palestrante
Débora de Barros Cavalcanti Fonseca é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (1986), com mestrado em Arquitetura pela Université Catholique de Louvain (1993) e PhD em Planejamento Urbano pela London School of Economics and Political Science (2010). Atualmente, ela é professora adjunta do curso de Arquitetura e Urbanismo e de Design da FAU/UFAL. Débora Fonseca tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: pobreza urbana, cidadania, urbanismo social, habitação, capacitação, gestão urbana e direito à cidade.

Serviço
Assunto: Palestra “A Política de habitação de interesse social para além do Programa Minha Casa, Minha Vida”, com a Profª. Drª. e pesquisadora na área da Habitação, Débora Fonseca.
Data/local: 28 de julho, às 9h, na rua Pinto Bandeira, 1111, Luciano Cavalcante – sede da DPGE

Por Emanuel Santos (JP 1881)